KATA (形)

São movimentos de ataques e defesas direcionadas para um ou mais oponentes, simulando uma luta real. Kata significa literalmente “forma” e, são eles e suas mais diversificadas características, que fazem diferir os estilos de karatê. Cada estilo possui uma determinada sequência, de acordo com sua linhagem passada de geração em geração, pois os kata são a alma do karatê.

Ao serem criados e incorporados ao Okinawa-te tiveram influência das artes marciais ensinadas em “intercâmbios” que aconteceram entre os mestres de Okinawa-te com os mestres chineses. Por conta desse fato, cada kata é praticado e ensinado de formas diferentes de acordo com cada região e cada estilo ao qual está incorporado. O objetivo principal de todos está no desenvolvimento das capacidades físicas e cognitivas como: força, velocidade, flexibilidade, equilíbrio, raciocínio, reflexo, concentração, entre outros.

Dado o desenvolvimento e evolução do Okinawa-te, passando a ser chamado de karatê e logo incorporando o “Do, michi“ (caminho) ao final da palavra, tornando-se em karatê-do (caminho das mãos vazias), os koshiki no kata (formas antigas/tradicionais) foram sendo modernizados e por conta da grande influência das competições de karatê, os kata foram ganhando formas mais modernas (gendai no kata), para se tornarem visualmente mais plásticos e bonitos.

Praticá-lo é combater a si mesmo, é vencer as suas fraquezas é procurar compreender a sua própria existência. É uma forma de luta, mas não se trata de uma luta física, é um combate interno com o objetivo de transformar o praticante, ensinando-lhe a superação que deve ser praticada a cada treino. Por isso, não se deve apenas “reproduzir” os movimentos quando se “treina”, o kata é para ser sentido em cada técnica aplicada, em cada respiração. Não se deve “mentir” ao executá-lo, pois suas técnicas quando realmente forem necessárias podem não funcionar. Praticar com o máximo da nossa vontade demonstrando sinceridade em cada golpe realizado é a única forma de se compreender a prática.

 

(fonte: http://alemdotatame.com.br/os-tres-pilares-do-karate-do/. Acesso em: 10 mar. 2019)

FALE CONOSCO!

(31) 99393-2088 |  99910-8395  

dojoseiryu@gmail.com

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2019 by Seiryu Dojo