SHITO-RYU

Originalmente, Kenwa Mabuni denominou seu estilo como Hanko-ryu (estilo metade “duro”, dando o mesmo sentido que Chojun Miyagi havia dado ao Goju-ryu). Porém, mais tarde mudou o nome para Shito-ryu, termo que melhor refletia o profundo respeito que tinha por seus dois principais mestres: Anko Itosu e Kanryo Higaonna.

O ideograma que representa a sílaba ITO do nome de ITOSU pode ser lido como SHI. O mesmo vale para o Kanji HIGA(SHI) do nome de HIGAONNA, que também pode ser lido como TO. Sendo assim, ITO + HIGA(SHI) (Kanji lidos separadamente) é lido SHITO (Kanji lidos em conjunto). A palavra Ryu significa corrente, fluxo, estilo. Embora não possamos dar um sentido literal para a tradução da palavra Shito-ryu é possível afirmar que possui o sentido de “Corrente (estilo) de Itosu e Higaonna”.

 

O Shito-ryu é basicamente o resultado da combinação das características do estilo “duro-linear” do Karate de Itosu com o sistema mais “suave-circular” do Karate ensinado por Higaonna. Contudo, Mabuni não se contentou simplesmente em mesclar as correntes, também sistematizou o treinamento de maneira racional e científica.

Embora esteja fundamento pelos ensinamentos de Itosu e Higaonna, o estilo criado por Mabuni é uma verdadeira síntese dos ensinamentos de diversos mestres (diz-se que a ideia de Mabuni era reunir toda informação disponível sobre o Karate praticado em sua época em busca de uma utópica unificação).

Ao explicar aos seus discípulos as diferenças básicas entre as escolas de Itosu e Higaonna, Mabuni deu especial atenção aos Kata. Acreditava que eles são a parte mais importante do Karate, e que para executá-los corretamente é necessário compreender o significado de cada um dos movimentos neles codificados (Bunkai). Mabuni foi o introdutor do conceito Bunkai-kumite, que demonstrava a finalidade e o uso correto de cada Kata.

De acordo com Mabuni, o praticante que ignora o Kata e pratica somente o Kumite, nunca progredirá dentro do Karate e jamais compreenderá seu verdadeiro significado.

A sede central da Nippon Karate-do Kai ficava no distrito de Kansai, em Osaka. Porém, devido aos esforços de Manzo Iwata, foi estabelecida uma filial no leste, em sua própria casa, localizada no distrito de Kanto, em Tóquio.

​Em novembro de 1960, a matriz de Kansai foi restabelecida pelo filho mais velho do fundador, Kenei Mabuni. Enquanto que Iwata foi nomeado Presidente da filial de Kanto.

​Em abril de 1964, foi realizado o primeiro All Japan Shito-ryu Karate-do Championship, pois até então todos os eventos, seminários e torneios haviam sido feitos separadamente.

Em outubro do mesmo ano, foi criado um órgão para administrar o Karate-do no Japão, a JKF – Japan Karate-do Federation, formalmente conhecida como FAJKO – Federation of All Japan Karate-do Organization.

​Em 1973, as filiais da Nippon Karate-do Kai foram unificadas, passando a chamar-se Nippon Karate-do Shito-kai. Com a unificação, a Nippon Karate-do Shito-kai iniciou sua divulgação internacional, mestres foram enviados à Ásia, América Latina, Estados unidos, Cuba, México e Europa.

​Representantes oficiais dos diferentes países reuniram-se na cidade do México, em novembro de 1990, para discutir o desenvolvimento do Karate-do no mundo e a criação de uma federação mundial, para administrar o estilo Shito-ryu. A mesma pauta voltou a ser discutida durante o primeiro Pan-american Karate-do Shito-kai Championship.

​Finalmente, em 19 de março de 1993, com o surgimento de vários grupos de Shito-ryu por todo o mundo, durante o congresso de Osaka foi criada em Tóquio a Sekai Shito-ryu Karate-do Renmei, com Manzo Iwata como Presidente.

​Oficialmente, o Dai-ikkai Shito-ryu Karate-do Senshuken Taikai foi realizado no Budokan em Tóquio, juntamente com a continuação do congresso de Osaka, evento que contou com a participação de 28 países.

​Hoje, a quantidade de praticantes e localidades onde o estilo está presente é algo inacreditável, imensurável, e tudo isso começou devido os valiosos esforços de Mabuni. Seu estilo, o Shito-ryu é uma arte que representa a longa história de tradição do Karate-do de Okinawa.

​Embora tenham surgido algumas ramificações do Shito-ryu após a morte de Mabuni, o estilo permanece único e faz parte dos anais da história das artes marciais reconhecidas e desenvolvidas no Japão.

(Fonte: http://shitoryubrasil.com.br/Site/historia-do-shitoryu-karatedo/. Acesso em: 10 mar. 2019)

FALE CONOSCO!

(31) 99393-2088 |  99910-8395  

dojoseiryu@gmail.com

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2019 by Seiryu Dojo