TAI CHI CHUAN
Taiji Quan ou Tai Chi Chuan (em chinês: 太極拳; em pinyin, Tàijí quán) é uma arte marcial chinesa interna (neijia, 內家), parcialmente baseada no bagua (em Pinyin, bā guà, 八卦).
Os conceitos pregatos pelo Taiji são:
Vencer o movimento através da quietude (Yi Jing Zhi Dong) 以靜制動
Vencer a dureza através da suavidade (Yi Rou Ke Gang) 以柔克剛
Vencer o rápido através do lento (Yi Man Sheng Kuai) 以慢勝快
Os criadores do taiji quan basearam sua arte na observação da natureza - não apenas na observação dos animais, mas também no estudo dos princípios da interação entre os diversos elementos naturais.
Como somos parte desta natureza, o conhecimento destes princípios e de como atuam dentro de nós, estudado pela medicina tradicional chinesa, revela o tai chi como uma fonte efetiva de energia que encontra-se em nosso interior, situada na região do corpo nomeada pelos chineses de dantian médio.
Uma arte milenar chinesa desenvolvida a principio para arte marcial, hoje com uma função primordial de saúde. São movimentos com mínimo de impacto, que buscam fortalecer músculos, ossos e tendões, mantendo uma postura adequada por tentar alinhar todo o corpo. Para isso há uma gama de seqüências de movimentos que são realizadas de forma suave e complexibilidade gradual, seguindo o desenvolvimento de cada pessoa.
Também são trabalhados o equilíbrio, a coordenação motora, a capacidade respiratória e a “energia”(chi). Tudo isso torna o individuo uma pessoa mais equilibrada em todos aspectos. O Tai Chi é considerado uma das 5 melhores atividades físicas para se praticar de acordo com I-Min Lee, professora de Medicina da Harvard.
Tai chi chuan é a arte de prolongar a vida de forma saudável.
É meditação em movimento.
É um esporte terapêutico, que pode proporcionar ao praticante ótimas sensações. Indicado para qualquer tipo de idade.