KUMITE (組み手)

É o combate propriamente dito. Trata-se da aplicação prática de todo o conceito técnico aprendido nos kihon e nos kata. Antigamente os budoka não entravam em combate, pois isso significaria a morte ou o aleijamento de um dos combatentes.

 

O mais próximo dos movimentos reais que os budoka chegavam de lutar era quando treinavam kotekitai ou ashikitai (enrijecimento de antebraços e pernas) com parceiros, makiwara ou quando praticavam os bunkai (aplicações) dos kata os praticantes poderiam aplicar livremente as técnicas compreendidas em forma de luta em situação controlada por movimentos “pré-determinados”.

 

Existem algumas variações de kumite, sendo elas: Shiai Kumite (luta de competição), Jyu kumite (luta real), Ippon Kumite (luta por um ponto), Gohon Kumite (luta de cinco ataques), Yakussoku Kumite (luta combinada), entre outras formas. Cada uma delas servindo exclusivamente para preparar o praticante para o combate real. Porém, mesmo tratando-se de um combate ambos os combatentes se respeitam através dos cumprimentos executados no início e no final.

(fonte: http://alemdotatame.com.br/os-tres-pilares-do-karate-do/. Acesso em: 10 mar. 2019)

FALE CONOSCO!

(31) 99393-2088 |  99910-8395  

dojoseiryu@gmail.com

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2019 by Seiryu Dojo