KENEI MABUNI

Kenei Mabuni nasceu dia 13 e Fevereiro de 1918, em Shuri, Okinawa. É o primeiro dos três filhos de Kenwa Mabuni, fundador do Shito-ryu. Começou seu aprendizado quando criança, aos 6 anos, e recebeu instrução em Karate e Ju-jutsu diretamente de seu pai durante todo sua infância, também aprendeu Kendo com Yasuhiro Konishi.

​Depois que Kenwa Mabuni mudou-se com a família para o distrito de Kansai, em Osaka no Japão, em 1929, Kenei Mabuni passou a acompanhar seu pai nas funções relacionadas ao Karate e às vezes participava de algumas das demonstrações que foram realizadas nos anos 30.

​Por diversas vezes Kenei Mabuni foi acolhido pela família de Konishi nas ocasiões em que seu pai viajava para ensinar no distrito de Kanto em  Tóquio. Kenei Mabuni conheceu e pode aprender com muitos mestres famosos de Karate que vieram até Osaka para estudar com seu pai, entre eles: Choki Motobu, Moden Yabiku, Gichin Funakoshi, Chojun Miyagi, Kanbun Uechi, Seiko Fujita e Hironori Otsuka, entre outros. Além disso, Kenei Mabuni aprendeu Okinawa Kobudo, Aikido, Jukendo Renya Buntai (arte do fuzil com baioneta) e Ninjutsu com o mestre Seiko Fujita, do Koga-ryu.

Após a Segunda Guerra Mundial, Kenei Mabuni continuou a ajudar seu pai na divulgação do Shito-ryu Karate-do por todo o Japão.

Logo após a morte de seu pai em 1952, Kenei Mabuni tomou a frente do estilo, tornando-se o segundo Soke. Em Novembro de 1960, tornou-se Presidente da matriz da Nippon Karate-do Kai localizada no distrito de Kansai em Osaka, enquanto Manzo Iwata foi nomeado Presidente da matriz do distrito de Kanto em Tóquio, alguns anos depois a unificação destas matrizes resultaria na Nippon Karate-do Shito-kai.

Em 1962, Kenei Mabuni iniciou uma série de viagens por todo o mundo para divulgação do Shito-ryu Karate-do, visitou a Guatemala, Honduras e os Estados Unidos.

Em 1963, Mestre Kenei Mabuni, com 45 anos então, visitou o México pela primeira vez onde ensinou na Associação Mexicana de Karate-do, permaneceu no México por três meses apoiando o Sensei Murata.

Em 1970, durante o campeonato de inauguração da WUKO – World Union of Karate-do Organization – Kenei Mabuni demonstrou o Kata Nipaipo ensinado a seu pai pelo mestre chinês Wu Xian Gui (GogenKi).

Em 1972, Kenei Mabuni foi nomeado examinador de Primeira Classe pela FAJKO – Federation Of All Japan Karate-do Organization.

​Em 15 de janeiro de 1984, Kenei Mabuni recebeu uma medalha em reconhecimento a seus serviços e contribuições as artes marciais oferecida pelo Nippon Budo Kyogi-kai (Conselho das Artes Marciais Japonesas).

​Em 17 de março de 1993, em Osaka no Japão, Kenei Mabuni ajudou a fundar a Federação Mundial de Shito-ryu e foi nomeado “Sosai” (Diretor).

Até sua morte, em 19 de dezembro de 2015, aos 97 anos, o Mestre Kenei Mabuni – 10º Dan foi o Governador da Nippon Karate-do Shito-kai a nível mundial, Conselheiro Técnico da Federação Japonesa de Karate (JKF – Japan Karate Federation) e um dos Grandes Mestres de Shito-ryu Karate-do que existiu. Por sua história pessoal e suas muitas experiências era considerado uma verdadeira enciclopédia de Artes Marciais.

(Fonte: http://shitoryubrasil.com.br/Site/kenei-mabuni/. Acesso em: 10 mar. 2019)

FALE CONOSCO!

(31) 99393-2088 |  99910-8395  

dojoseiryu@gmail.com

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2019 by Seiryu Dojo